CRECI-SP – 12062022 – SEMANA SAM – HOMENAGEM AO MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL

Siga nossas redes sociais
RSS
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
YOUTUBE
Instagram

Há duas semanas, produzi um artigo no qual explanei sobre as diferenças entre sigla e acrônimo. Aquela, é composta somente pela primeira letra de cada palavra do que pretende sintetizar. Nem sempre pode ser lida como palavra. O acrônimo é formado pela primeira ou primeiras letras. Mas há ainda o acróstico, que deixei de mencionar. Trata-se de palavra ou frase formada pela primeira letra de cada uma das palavras formadoras de determinada frase ou verso, posicionadas verticalmente, pela ordem, umas sobre as outras a partir da primeira.

Exemplo clássico de acróstico é a frase FELIZ NATAL, formada pela primeira letra de cada palavra a seguir: Felicidade, Esperança, Luz, Inspiração, Zelo e Nascimento, Amor, Ternura, Alegria, Leveza. Posicionando essas palavras na vertical, pela ordem, teremos a frase proposta disposta verticalmente. Acróstico, portanto, é uma criação poética. Há outros tipos, mais complexos, mas vamos ficar só neste. O que nos importa hoje é falar da sigla/acrônimo SAM, retirada da primeira letra de cada uma das palavras Sustentabilidade, Acessibilidade e Mobilidade (urbana).

A palavra sustentabilidade, genericamente, pode significar a capacidade de suportar ou manter inalterada determinada coisa ou situação. Ambientalmente, no entanto, tem sido utilizada como a capacidade de criar meios para suprir necessidades básicas do presente, sem afetar as gerações futuras. Acessibilidade significa ter acesso a algo. Porém, do ponto de vista humanitário, podemos defini-la como um conjunto de práticas ou coisas que viabilizam acesso a qualquer pessoa, independentemente de sua condição física ou mental, a todos os lugares ou posições que lhe interesse.

Mobilidade é palavra que representa a capacidade de alguém se mover de um lugar a outro. Urbanamente, é a condição que permite o deslocamento confortável das pessoas por meio de transporte coletivo ou individual. Pois bem! Aí está a definição da “Semana SAM”, criada e mantida pela Agência de Sustentabilidade Mãozinha Verde e o Instituto Atmosfera 2, dirigidos pelo arquiteto Gilmar de Lima. A Semana SAM, embora de abrangência nacional e internacional, ganhou notoriedade ao ser reconhecida pela Prefeitura Municipal de Curitiba, PR, por meio da Lei nº 15.549/2019.

Articulada em homenagem ao meio ambiente, cujo dia nacional se comemora em 8 de junho, a semana SAM também acontece nesse mês. Desde sua primeira edição, em 2019, o evento tem contado com o apoio institucional dos Corretores de Imóveis e imobiliárias do Paraná e do Brasil. Neste ano, o encerramento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná, com a presença dos Presidentes Luiz Celso Castegnaro, do CRECI, e João Teodoro, do COFECI, além de muitos diretores, colegas, ambientalistas e o magnífico Coral Vozes de Angola.

O interesse do Sistema Cofeci-Creci pela Semana SAM desenha-se não só pelo aspecto humanitário de que se reveste, mas também pelo envolvimento necessário dos Corretores de Imóveis que representa. O sucesso do mercado imobiliário liga-se inexoravelmente a esses três importantes aspectos da vida humana. Acessibilidade é indispensável em qualquer construção urbana ou rural; a mobilidade urbana impulsiona o progresso das cidades; a sustentabilidade promove a qualidade de vida; nós, os Corretores de Imóveis, realizamos o sonho maior de todo ser humano: a casa própria!

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 12/JUN/2022

© 2022, Radio Aparecida Web. All Rights Reserved

Siga nossas redes sociais
RSS
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
YOUTUBE
Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.